- Área: 1883 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetônico é composto essencialmente de uma intervenção num edifício construído nos anos 50 que servia como armazém mas que agora foi incorporado como matéria prima para abrigar o novo programa de habitação. Foram desenvolvidos aqui 18 apartamentos, graças ao aproveitamento e reforço da estrutura existente. Todo o desenvolvimento foi pensado com elementos simples, materiais fortes e de baixo custo, com respeito à natureza do trabalho, que resultou não apenas num elemento arquitetônico, mas um negócio de êxito também.
Quanto a parte formal do projeto, encaramos uma fachada com uma mistura de estilos, onde nosso principal desafio era proporcionar unidade e padronizar os elementos desta única fachada frente à uma rua, que daria harmonia à relação interior - exterior. Uma das vantagens da localização do projeto é a presença de um monumental pé de jacarandá frente ao edifício. Utilizamos a natureza a nosso favor como elemento chave do projeto, assim então desenhamos uma fachada simples e modesta, que permite passar o olho por ela para encontrar as lindas folhas verdes e o colorido de sua floração. As figuras orgânicas e surpreendentes das árvores se projetam sobre a fachada como sombras, dando vida à fachada da nova proposta, sendo a natureza protagonista da história.
Para manter a coerência com a cor, para permitir a penetração da luz natural e gerar vistas da relação interior-exterior e resolver as preocupações de segurança, utilizamos uma malha que proporcionará uma nova camada, como uma pele, dando um aspecto sombrio, simples e elegante ao edifício. Achamos útil e lógico utilizar um material forte para a fachada, uma malha que serviria e responderia uma grande quantidade de condicionantes onde um dos temas principais era a segurança.